Nesta edição, o prêmio reconheceu jovens empreendedores rurais do território dos municípios do Médio Curu (Apuiarés, General Sampaio, Pentecoste e Tejuçuoca), que se destacam tanto pelo negócio que empreendem quanto por sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social de sua comunidade.
Miriam Leitão (FIEC), Giliard Gama (1º Lugar) e Wagner Gomes (Adel) |
Após acessar a linha de crédito do Fundo Veredas da Adel, Giliard implantou um sistema de irrigação por microaspersão na produção de coco, que além de economizar água, permitiu um desenvolvimento melhor do plantio, elevando a produção. “Estou muito feliz por ter ganhado o prêmio, e compartilho com os sete finalistas, os demais jovens do PJER e toda a equipe da Adel que representa A Nova Cara do Sertão”, relatou.
Conquistou o segundo lugar o jovem Joilson Marques, 25 anos, da comunidade de Lagoa das Pedras/Apuiarés. Sócio da Associação de Apicultores viu na apicultura, principal atividade desenvolvida na comunidade, a oportunidade de montar o seu empreendimento. Fabrica e comercializa equipamentos apícolas (colmeias, ninhos, melgueiras, quadros e telas excluidoras) e móveis (guarda-roupas, mesas e cadeiras).
O terceiro lugar foi conquistado pelos jovens Alisson Bezerra (22 anos) e Jocileide Chaves (30 anos), da comunidade de Boa Vista/Pentecoste. Eles criaram o empreendimento “Aves do Sertão”, e vendem mensalmente 200 kg de carne para o PNAE (Programa Nacional de Apoio a Merenda Escolar de Pentecoste) e para o consumidor final, na própria região.
A cerimônia de premiação reuniu cerca de 60 pessoas e teve a apresentação musical da Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz. Participaram do evento, representantes das organizações parceiras da Adel, jovens e familiares dos finalistas.
Fotos: Carol Avendaño
Nenhum comentário:
Postar um comentário