quarta-feira, 15 de junho de 2011

O doce sabor da diversão

Junto ao litoral brasileiro, as lagoas são abundantes. Pequenas depressões preenchidas por água de chuva ou do mar até volumes d`água de grande extensão, esses mananciais pontilham a costa do País. Em particular no Ceará, proliferam junto aos verdes mares e ganham novos contornos.

Mais que apenas reservatórios de água que garantem a vida ao seu redor, as lagoas viraram palco de celebração da vida. O doce das águas tempera a diversão e proporciona novos sabores para o turismo. Os radicais se esbaldam na prática de esportes náuticos, enquanto outros descansam em redes dentro d´ água.

Num passado distante, quem residia próximo ao litoral logo se deu conta da importância da preservação das lagoas situadas junto ao mar para a sobrevivência. Afinal, fornecem água doce para muitas necessidades, além de alimentos em forma de peixes.

Mas, hoje, os tempos são outros. As lagoas atravessaram séculos, sobreviveram a intempéries e a ações predatórias do homem. Como recompensa, muitas delas ganharam um adjetivo todo especial. Em pleno século 21, quando o Ceará ainda vive problemas de abastecimento de água, as lagoas não são meros reservatórios em meio a dunas que mudam sua forma ao desígnio do vento.


São verdadeiras dádivas divinas para amantes de um turismo tranquilo e para os apaixonados por esportes náuticos. Salpicadas ao longo da costa cearense, de Leste a Oeste, as lagoas lembram sereias à beira-mar por suas formas harmônicas e muito mais pelo misticismo guardado em suas águas.

Desfilam Uruaú, Parnamirim, Banana, Cauípe, Cristalinas, Almécegas, Torta, Paraíso e outras ainda no anonimato. Mas, diferente dos seres mitológicos, o encantamento das lagoas surge do movimento suave das águas cristalinas que atraem gente de todas as idades para o banho refrescante e mergulhos divertidos.

Desportistas também fazem a festa nos mananciais, em especial os kitesurfistas. Eles garantem ter descoberto paraísos para a modalidade, aliando a força do vento com o surfe nas águas tranqüilas. Em manobras radicais integram ar e água na direção de suas pipas coloridas. O coração dispara, enquanto as lagoas se vestem de novos matizes e o turismo cristaliza-se refletido nos espelhos d´água.

Fonte: http://www.mercadocentraldefortaleza.com.br/index.php

Um comentário:

  1. Olá, parabéns a todos por este trabalho. Como homenagem publico em meu blog o programa desenvolvido por vocês.

    att:

    Reginaldo
    http://obrasilquefaz.blogspot.com/2011/09/programa-jovens-empreendedores-rurais.html

    ResponderExcluir