sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Paramoti é logo ali!

                               Foto: Aurenir Luz
Nem precisei ir muito longe para descobrir nossas riquezas. Fui bem aqui do lado, em Paramoti. Olha como é pertinho: pouco mais e cem quilômetros da capital! Na estrada, o que me chamou mais atenção foi a mudança na paisagem. Em dois mil e dez fiquei comovido com a dificuldade das famílias que enfrentaram corajosamente a seca. Imagens que não saem da minha mente até hoje. Animais mortos… reservatórios secos… ansiedade a espera do socorro dos carros pipa… Na minha primeira viagem do ano, fiquei um pouco mais aliviado quando me deparei com uma vegetação verdinha… com um inverno dando indícios que promete mais tranqüilidade… com mulheres lavando roupa com água a poucos metros de casa!! 

Já em Paramoti, a curiosidade jornalística bateu bem forte! E o primeiro questionamento foi: que nome é esse? Logo descobri que significa rio seco. Não poderia ter denominação melhor. Parei no Rio Canindé. Fiquei dentro dele…. Claro, estava seco! As águas só passam por lá a partir de fevereiro e se despedem em maio. O meu tour pela cidade que só tem duas ruas asfaltadas estava apenas no começo. Não poderia deixar de contar a história que deu a Paramoti o título de cidade da paz. Depois de um assassinato, justamente no dia que o cometa hartley, a sede do município passou quase noventa anos sem nenhum registro de crime de morte. Superstição… religiosidade?? Não vou falar mais nada. Assistam ao programa.

Outra experiência bacana foi dentro do apiário. Pude viver um pouco a rotina de quem tira o sustento da produção de mel. Vesti aquela roupinha branca… o capuz…. e, me sentindo parecido com um astronauta, segui até onde estavam as “dóceis” abelhas. Tem uma técnica que garante certa segurança no manejo das colméias. Não satisfeito, comecei uma busca incansável pela rainha. A soberana superprotegida pelas operárias. É tão difícil como procurar agulha no palheiro. 

Foto: Aurenir Luz
Deu para perceber que Paramoti está cheia de histórias curiosas!! E valeu a pena o trabalho e três dias. Conheci um povo hospitaleiro… atencioso… sempre pronto para ajudar! Nosso guia facilitou demais a vida da equipe. Foi um troca de experiência muito interessante. O Alternam é estudante de jornalismo e me passou com muita facilidade informações interessantes para deixar o programa mais rico. E de quebra, olha que ele também não parou um minuto, pode acompanhar o trabalho gostoso do jornalismo!!!

Então, não esqueçam… No sábado, 5 de fevereiro, encontro marcado em PARAMOTI!! Bem aqui do lado!!!

Texto publicado no site Riquezas do Ceara em http://www.tvcidadefortaleza.com.br/blogs/riquezasdoceara/?p=188

Um comentário:

  1. Paramoti: terra da paz, das praças com nomes de Frei's e de uma gente que ainda senta na calçada para conversar com os vizinhos. Essa é minha terrinha.

    ResponderExcluir