quarta-feira, 21 de maio de 2014

Alisson Bezerra - finalista do 1º Prêmio A Nova Cara do Sertão

Alisson Bezerra, 22 anos, criou o empreendimento "Aves do Sertão" em parceria com Jocileide Firmiano. Ambos, participantes do Programa Jovem Empreendedor Rural.

Ele é um dos três (3) filhos do casal de agricultores, Nádia e Napoleão, e reside na comunidade rural de Várzea Comprida, distante 28 Km da sede do município de Pentecoste. É um jovem nato do campo, membro da Associação Comunitária de Várzea Comprida e Parnaíba, e participa desde 2012, do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) desenvolvido pela Adel.

Ao ingressar no PJER, participou da Formação Empreendedora, que lhe despertou o interesse pela avicultura caipira, atividade que desenvolve em sua propriedade, e que tem gerado renda suficiente para sua permanência no meio rural e ajudar nas despesas da família. 



Com esforço, apoio da família e do Fundo Veredas, uma estratégia da Adel para apoiar a abertura e o desenvolvimento de empreendimentos de jovens empreendedores rurais, Alisson conseguiu juntamente com sua tia Jocileide Firmiano, também jovem participante do PJER, implantar o empreendimento "Aves do Sertão". 

Em dezembro de 2012, construíram os galpões, e em janeiro de 2013, iniciaram a produção. As condições da propriedade familiar de Alisson também foram muito decisivas para a sua escolha: “Fiz todo um estudo com a ajuda da Adel, calculei e estudei muito sobre a atividade e arrisquei”. 


Nos três primeiros meses ele produziu apenas um lote, pois teve problema de mortalidade das aves. Nos meses seguintes superou esta dificuldade e começou a fornecer 200 kg de carne mensalmente para o PNAE (Programa Nacional de Merenda Escolar) e vender diretamente para o consumidor final (na própria região). 

Alisson Bezerra é um dos jovens empreendedores rurais finalista do 1º Prêmio A Nova Cara do Sertão, que está empreendendo no meio rural, desenvolvendo soluções criativas e dando uma Nova Cara ao Sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário