quinta-feira, 22 de maio de 2014

Luís Siqueira - finalista do 1º Prêmio A Nova Cara do Sertão

Luís Siqueira, 22 anos, após participar do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), decidiu inovar na criação de aves caipira em sua comunidade.

Luís Siqueira, 22 anos, mora na comunidade Vaca Brava, distante 20 km da sede do município de General Sampaio. Ele, juntamente com o pai e seus dois irmãos, sempre trabalhou na agricultura. Ao concluir o ensino médio, em 2012, participou do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), realizado pela Adel, onde agregou o conhecimento adquirido à sua prática agrícola.

Na propriedade de 41 hectares de sua família, eles cultivam grãos (milho e feijão) e trabalham com a pecuária, onde criam caprinos, suínos e aves. A produção é utilizada para o consumo familiar, sendo o excedente comercializado.


Ainda durante a formação empreendedora no PJER, Luís decidiu potencializar a criação de aves, atividade desenvolvida na propriedade com técnicas ultrapassadas, e considerada próspera no município. A avicultura caipira é uma atividade em ascensão no município de General Sampaio, que tem possibilitado gerar renda para Luís e sua família. Hoje ele ocupa um espaço no mercado local e vende seus produtos para o Programa de Aquisição de Alimento (PAA) e para a comunidade.

Para Luís, o PJER lhe possibilitou maior visibilidade da produção agrícola. Embora trabalhasse na propriedade familiar, não via como um empreendimento. “Hoje percebo que participar do PJER foi uma grande mudança em minha vida, porque adquiri conhecimentos que me fizeram ver inúmeras possibilidades de permanecer na minha propriedade e viver bem, desenvolvendo atividades que possam me trazer retorno sem precisar sair do meu meio vivencial”, afirma.


Luís Siqueira é um dos jovens empreendedores rurais finalista do 1º Prêmio A Nova Cara do Sertão, que tem como objetivo fortalecer cada vez mais a avicultura caipira no município e dar uma Nova Cara ao Sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário