sexta-feira, 23 de maio de 2014

Giliard Gama - finalista do 1º Prêmio A Nova Cara do Sertão

Giliard Gama, 28 anos, após participar do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) decidiu investir na produção de coco com seu pai.

Giliard Gama, mora no distrito rural de Serrota,no município de Pentecoste. Neto e filho de agricultor, escolheu também esta profissão para sua vida e após participar, em 2012, do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) realizado pela Adel, decidiu investir na produção de coco com sue pai.

A Unidade Familiar de nove hectares de terras, já possuía 1400 pés de coco, gerando uma produção de 7000 coco/mês. Uma produção considerada baixa, pois a média de produção deveria ser de 21000 coco/mês. Ao avaliar os motivos desse baixo índice, ele percebeu que o problema era a infestação de pragas e a irrigação inadequada (por inundação), pois o correto seria a irrigação localizada por gotejamento.


Dessa forma, ele começou a usar na produção de coco o sistema de irrigação por microaspersão, que além de economizar água, permite um desenvolvimento melhor do plantio. Também utiliza produtos orgânicos como óleo de algodão e fumo ao invés de defensivos agrícolas.

Em parceria com o pai e apoio do Fundo Veredas, uma estratégia da Adel para apoiar a abertura e o desenvolvimento de empreendimentos de jovens empreendedores rurais, Giliard melhorou o sistema de irrigação da propriedade e ampliou sua produção.


Giliard Gama é um dos jovens empreendedores rurais finalista do 1º Prêmio A Nova Cara do Sertão, que está empreendendo de maneira sustentável, articulando outros produtores de coco da região e dando uma Nova Cara ao Sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário