quarta-feira, 21 de maio de 2014

Joilson Marques - finalista do 1º Prêmio A Nova Cara do Sertão

Joilson Marques, 25 anos, viu na apicultura e na marcenaria, a oportunidade para criar o empreendimento "Serraria Jovem" em Lagoa das Pedras, Apuiarés.

Joilson Marques, mora na comunidade de Lagoa das Pedras, em Apuiarés, é sócio da Associação de Apicultores de Lagoa das Pedras e, viu na apicultura, principal atividade desenvolvida na comunidade, e na marcenaria, a oportunidade de montar seu empreendimento. Fabrica e comercializa móveis e equipamentos apícolas (guarda-roupas, mesas, cadeiras, colmeias, ninhos, melgueiras, quadros e tela excluidora).

Participa desde 2011, do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) desenvolvido pela Adel, e montou, nesse mesmo período, um pequeno galpão nos fundos de sua casa, comprou alguns equipamentos básicos e começou a produzir, sem experiência algumas encomendas de móveis.


“Tinha muita vontade de aprender todas as técnicas de marcenaria. Apesar de não saber todas, fui recebendo encomendas afirmando para os clientes que eu já sabia, acredito que foi esse o segredo do meu empreendimento ter dado certo”.

Joilson usou suas economias e um empréstimo familiar para iniciar seu empreendimento. Também contou o apoio do Fundo Veredas, uma estratégia da Adel para apoiar a abertura e o desenvolvimento de empreendimentos de jovens empreendedores rurais, que lhe possibilitou comprar algumas máquinas para diversificar e ampliar a produção.


Apesar do desafio enfrentado nos últimos dois anos, devido a pouca chuva na região, que interfere na produção de mel de abelhas e influencia diretamente na venda das caixas, ele tem como meta se especializar na fabricação de caixas e móveis planejados.

Joilson Marques é um dos jovens empreendedores rurais finalista do 1º Prêmio A Nova Cara do Sertão, apostou no sonho de ter seu próprio empreendimento na comunidade e não mede esforços para alcançar suas metas e dar uma Nova Cara ao Sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário